Strong Leadership

Schools Call for Improvement through Strong Leadership
by Marie-Amélie Doring Serre 
Trainee, Directorate for Education and Skills 


Todas as organizações precisam de um forte líder de forma a obter um consenso nas chefias intermédias com o objetivo de definir e atingir metas específicas.
Howard Gardner define um líder como "um indivíduo que afeta significativamente os pensamentos/sentimentos/comportamentos de um número significativo de indivíduos".
Ser um líder envolve claramente uma boa compreensão da natureza humana, independentemente da área de liderança.
Os líderes escolares são a conexão entre professores, alunos, encarregados de educação, o Ministério da Educação e a comunidade em geral existente numa escola.
A função dos líderes é complexa e não pode ser de um simples gestor, num contexto de aumento das expetativas sobre a escola/escolaridade, num século caraterizado pela inovação tecnológica, a migração e a globalização.
A procura crescente das partes interessadas na educação exige hoje, que o líder seja um gestor dos recursos humanos / materiais, que comunique / interaja com um grande variedade de indivíduos e tome decisões baseadas em evidências.
O papel do diretor de escola está a mudar, sendo cada vez mais um líder de uma escola eficaz.
Harold Brewer define um diretor de escola como “aquele que exige foco na educação, compartilhando as tomadas de decisão, apoia o desenvolvimento profissional contínuo para todos os agentes educativos, redirecionando recursos para apoiar um plano de escola multifacetada, criando um clima de integridade, investigação e melhoria contínua ".
Mas estarão os líderes das escolas bem preparados para assumir essa responsabilidade?
Será que os líderes sentem que possuem apoio suficiente e têm oportunidades suficientes para fazê-lo?
A OCDE solicitou a diretores de mais de 34 países informações sobre as atividades de liderança que executam com maior frequência.
Dependendo do país, as atividades mais citadas variam entre tomar medidas para garantir que os professores assumam a responsabilidade de melhorar suas próprias competências de ensino e consequentemente melhorarem os resultados da aprendizagem dos seus alunos e, medidas relacionadas com forma dos professores melhorarem a disciplina e o ambiente na sala de aula.


Entre outras responsabilidades, os diretores deverão fornecer informações aos Encarregados de Educação sobre o desempenho dos alunos, realizar uma supervisão pedagógica e desempenhar tarefas administrativas, tais como organizar / gerir o calendário escolar. A amplitude destas atividades demostra que os diretores precisam de preparação e formação contínua, para serem capazes de cumprirem a sua missão de forma eficaz.
Embora os diretores sejam altamente qualificados e muito experientes, deteta-se uma falha na liderança escolar, resultado da sua preparação não corresponder à diversidade das suas responsabilidades. Esta lacuna não é preenchida durante a sua carreira, apesar de reconheceram a necessidade de um maior desenvolvimento nesta área. São citadas alguns constrangimentos por parte dos diretores, que dificultam a formação nesta área: horário de trabalho, oportunidades insuficientes e falta de apoio de quem os tutela.
Não se deve esquecer que a forte liderança escolar pode facilitar muito a melhoria dos processos utilizados nas escolas e consequentemente o desempenho dos alunos. Mas para que esta forte liderança exerça a sua influência positiva, deverá primeiro ser compreendida e colocada em prática pelo sistema e pela escola.
Os diretores deverão procurar oportunidades para desenvolver as suas capacidades como lideres. Mas para que isso aconteça, o sistema deverá proporcionar essas iniciativas. Assim, os decisores políticos devem ajudar a eliminar os constrangimentos que surjam e proporcionar um ambiente de formação eficaz. Só assim será possível melhorar a influência de uma forte liderança escolar nos resultados académicos dos alunos.


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