segunda-feira, 5 de março de 2018

Notícias dos Agrupamentos TEIP

Escola Azul – “Influência(s) do Oceano”

No dia 20 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes teve a honra de ser o primeiro, a nível nacional, a hastear a bandeira do Projeto Escola Azul, coordenado pela DGPM, por Sua Exª a Ministra do Mar. Contamos com a presença da Presidente da CMM, da Presidente da Assembleia da CMM, do Vice-presidente da CMM, do Vereador da Educação e do Ambiente, do Presidente da União de freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira entre outros ilustres convidados.


O Oceano está doente e a nossa preocupação, no momento, é com o seu futuro. Foi na tentativa de aumentar a literacia do oceano para podermos agir, intervir e decidir, promovendo uma sociedade mais azul, que apresentamos a nossa candidatura a Escola Azul.
Trata-se de um projeto de trabalho transversal e de integração curricular que contempla os alunos da educação pré-escolar, do 1.º, do 2.º e do 3.º ciclos, e cujos trabalhos deram origem a uma exposição na Biblioteca. Pretende complementar e enriquecer o processo de ensino/aprendizagem, recorrendo a estratégias motivadoras que facilitem o desenvolvimento dos alunos, quer no plano do saber e das competências, quer no plano da construção da sua identidade.




O que fizeram, os alunos, nestes poucos meses de Escola Azul?
Inicialmente todos os alunos fizeram pesquisas na BE e na sala TIC sobre alguns temas à sua escolha com a orientação do professor, por exemplo, poluição do Oceano; recursos naturais; Organismos Marinhos; O Bilhete de Identidade do Animal Marinho, referindo o seu revestimento, locomoção, alimentação e reprodução; Visitas de Estudo entre outros.

Produziram alguns trabalhos: desdobráveis informativos; Cartazes; Ilustrações; filmes sobre atividades e visitas de estudo realizadas no âmbito da literacia dos Oceanos; analisaram notícias atuais sobre o branqueamento dos corais; Construíram textos críticos relativos ao visionamento de documentários sobre os Oceanos e poemas coletivos.



Estamos a iniciar este caminho, mar acima, e, parafraseando Newton “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano. Mas o que seria o oceano se não infinitas gotas?”

Estão disponíveis fotos e vídeos

Sem comentários:

Enviar um comentário