quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Seminário Internacional: "A diversidade como oportunidade. Que saberes e recursos profissionais?"

Seminário Internacional,11 e 12 de janeiro 2018, FPCEUP

Sublinhamos que este seminário inclui uma conferência com a Dra. Marta Soler-Gallart que pertence ao CREA, o centro de investigação da Universidade de Barcelona, do Projeto INCLUD-ED.



Vivemos atualmente numa Europa e num mundo onde se intensificam turbulências várias. Estamos, portanto, numa Europa e num mundo onde estão a acontecer conflitos por vezes com consequências bem dramáticas, e em que, face à onda de migrantes e de refugiados, surgem manifestações mais ou menos violentas, mais ou menos explícitas, de racismo e de xenofobia. Estamos numa Europa e num mundo sobre o qual pesam ameaças terroristas e onde fenómenos de radicalização surgem um pouco por toda a parte.


Tem-se bem consciência de que, neste mundo globalizado de que a Europa faz parte, tais problemas decorrem de complexas interações de fatores de natureza política, socioeconómica e cultural, fatores esses que não só enquadram como transcendem acontecimentos nacionais e locais. Porém, porque se trabalha em educação, também se admite que dificuldades de estabelecimento de diálogo entre grupos diferentes, atitudes discriminatórias de xenofobia ou de racismo, mesmo fenómenos de radicalização poderiam e deveriam começar a ser discutidos e analisados desde cedo em contextos educativos pois que, com Freire, acreditamos que “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda” (Freire, 2000:67).

Defendemos assim a importância de que, ao longo do processo educativo, este campo de problemas seja encarado como algo de muito importante que deve ser trabalhado. Daí o considerar-se ser crucial o surgimento de projetos tais como: o projeto Xeno-Tolerance: Supporting VET Teachers and Trainers to Prevent Radicalisation, que reúne e cruza contributos de países europeus com diferentes experiências e promove a criação de espaços de debate e reflexão sobre estes problemas. Mas, para além de promover o debate e análise de questões com que nos confrontamos atualmente, este é também um projeto que se propõe oferecer algumas sugestões de trabalho àqueles professores que, no terreno, se debatem com os referidos problemas. Igualmente os projetos Naos: Professional Capacity Dealing with Diversity e LINK – Learning in a New Key: Engaging Young People in School Education, têm como principal objetivo promover a reflexão e partilha de práticas e estratégias de inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Saiba mais em http://www.fpce.up.pt/diversidadeoportunidade/

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