quarta-feira, 26 de abril de 2017

MOOC - “Mentoring in Schools”


A rede europeia de Ministérios da Educação (European Schoolnet, EUN) acaba de anunciar o curso MOOC (Massive Online Open Course) “Mentoring in Schools”. Este MOOC visa proporcionar formação aos docentes dos ensinos básico, secundário e superior, contudo, o foco será na mentoria entre professores.

As vantagens da mentoria passam pelo apoio, aprendizagem e amizade entre todos numa abordagem não hierárquica. Este curso explora como os mentores (professores mais experientes) podem apoiar o desenvolvimento do trabalho de outros professores nas escolas. O curso tem como objetivo apoiar os mentores que trabalham com outros professores oferecendo-lhes estratégias e as ferramentas para o seu trabalho, assim como, exemplos de metodologias que tornam os professores mais eficazes e bem-sucedidos.

O curso terá início no dia 15 de maio, tem a duração de 6 semanas, e faz parte do projeto INDUCAS, da EUN.

Os professores podem fazer o registo neste curso e aceder a outras informações em
http://bit.ly/mentoring_MOOC .  (Para entrar no curso tem que se inscrever na European Schoolnet Academy http://www.europeanschoolnetacademy.eu/ )

Após a conclusão das atividades propostas os professores receberão um certificado.
Caso pretenda saber mais sobre as mentorias de professores veja aqui o artigo da School Education Gateway: “Mentoria: um investimento para alunos, famílias e professores”.
(
http://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/latest/practices/mentoring-an-investment-for-s.htm  )

Existe um guia para professores que foi criado no âmbito do Projeto MENTOR - Mentoring between teachers in secondary and high schools
http://edu-mentoring.eu/handbook/handbook_pt.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário