sexta-feira, 23 de setembro de 2016

O NUCLIO – DESAFIOS, ATIVIDADES, FORMAÇÃO

Assinalando o início do novo ano letivo, transmitimos algumas informações importantes, mais concretamente sobre a atividade do NUCLIO que continuará a sua missão de apoiar, da melhor forma, todos aqueles que queiram navegar na busca de eventos, projetos e informações sobre oportunidades de formação para docentes. Incluímos igualmente sites para consulta de informação mais pormenorizada, relativa a 2016/2017.

Uma das atividades que destacamos é a Medição de Eratóstenes: o NUCLIO convida as escolas a participar na reprodução da medição da circunferência da Terra. A equipa que promove este projeto na Grécia volta a oferecer bolsas para a participação da escola de verão de 2017. Este ano, o projeto conta novamente com a iniciativa da “Matemática do Planeta Terra” que também promove o evento. 

O NUCLIO retoma este ano as iniciativas em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, com atividades de observações regulares do Sol e do céu noturno, exposições temáticas, cafés-ciência, programas para famílias, programas de investigação científica para escolas, programação, robótica, etc., a iniciar no dia 1 de outubro.

Na área da formação para professores, o NUCLIO continua a oferecer, a custo simbólico, formações de âmbito nacional e internacional, sobre: Astronomia Hands-on, Poluição Luminosa e Eficiência Energética e Laboratórios online para o ensino das ciências entre outras a decorrer de 9 a 14 de janeiro e de 9 a 14 de abril de 2017.

Encontram-se ainda online outras informações, atividades, iniciativas, projetos e temas que podem ser consultadas nos sites abaixo indicados:
 
NUCLIO: http://nuclio.org/
Eclipse Anular do Sol que ocorreu no passado dia 1 de setembro  http://pload.org/2016/08/pload-na-sombra-  http://www.astro4dev.org/
Encontro anual do projeto Global Hands-on Universe que decorrerá no Kentucky de 16 a 19 de Agosto. http://handsonuniverse.org/ghou2017/
Space Awareness http://www.space-awareness.org/pt/news/workshop-internacional-sobre-educacao-espacial/

Sem comentários:

Enviar um comentário