segunda-feira, 2 de maio de 2016

Projeto de IN classroom no AE Maximinos

O de IN classroom foi criado no âmbito do clube do desporto escolar (DE) do Agrupamento de Escolas de Maximinos. Em termos muito simples, pode dizer-se que, este projeto pretende potenciar a relação - desporto e estudo - seguindo a máxima cientificamente aceite: “Mais Desporto Melhores Resultados”. Pretende, simultaneamente, transferir para a sala de aula o espírito e os valores do DE [disciplina, organização, responsabilidade, solidariedade, espírito de equipa…] e adotar o princípio/lema que orienta todos os alunos que participam neste projeto: “a turma como uma equipa, todos com o mesmo objetivo: trabalhar para melhorar desempenhos.”

Para responder à questão que se coloca aos alunos e encarregados de educação (EE) no final do 3º ciclo - “9º ano e agora?” –, o professor responsável pelo projeto de IN classroom” convida os alunos do DE e, posteriormente, os EE, para lhes apresentar os detalhes do projeto. Na proposta/projeto os alunos encontram um compromisso institucional, assumido pelo Diretor, que contempla, para os três anos do ensino secundário, entre outros, o reforço da componente desportiva para os alunos praticantes [mais tempo de treino e oferta de atividades diversificadas de enriquecimento desportivo e pessoal], uma mancha horária otimizada e articulada com a prática desportiva e, ainda, outros compromissos também garantidos às restantes turmas, como sejam, “explicações”/apoios para as disciplinas com exame nacional e um plano de turma articulado entre as diferentes disciplinas com visitas de estudo e outras atividades enriquecedoras.
Em todo o processo de definição vs implementação do projeto salienta-se a possibilidade, singular, conferida aos alunos de participarem ativamente, em diferentes momentos e temáticas, na tomada de decisão. Nesta dinâmica participativa, entre outras ações, os alunos escolhem a sala de aula e convidam, para constituírem a sua turma, colegas com o perfil/valores do DE com quem irão partilhar os três anos de trabalho no ensino secundário.

Desta forma, este projeto permite reduzir, substancialmente, a incerteza vivida por alunos e respetivos EE, neste difícil momento de transição de ciclo de estudos.

Poderá aceder a um video sobre este projeto através do link: 

https://www.youtube.com/watch?v=7Pf9KEy_Ccc&feature=youtu.be




Sem comentários:

Enviar um comentário