quinta-feira, 19 de maio de 2016

1.º encontro "Diálogos em Itinerância - Portugueses Ciganos"

O 1.º encontro "Diálogos em Itinerância - Portugueses Ciganos",  será promovido pelo Observatório das Comunidades Ciganas, cujo tema central em análise terá o título  O Cigano como o "Outro": entender as diferenças com Richard Zimler
Que contrastes e continuidades genéticas encontramos nos ciganos em relação à restante população portuguesa? Como compreender a construção das suas diferenças? Em que  enquadramentos históricos se foram elas inscrevendo? Que narrativas nos têm sido oferecidas, que novas narrativas serão possíveis?
Será realizada uma reflexão multidisciplinar sobre o Outro e as diferenças, com a participação do escritor Richard Zimler, da bióloga Maria João Prata (IPATIMUP), da socióloga Lígia Ferro (Instituto de Sociologia, U.Porto) e do historiador Manuel Loff (Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa; Departamento de História e Relações Internacionais da U.Porto). 
A moderação será realizada pela Professora Fátima Vieira (Faculdade de Letras da U.Porto) e contamos com a presença do Vereador da Habitação e Ação Social da Câmara Municipal do Porto, Doutor Manuel Pizarro. 
Na qualidade de cidadão/ã, investigador/a, interventor e/ou decisor/a político/a interessado/a ou dedicado/a aos estudos ciganos, a sua participação é igualmente fundamental, pelo que contamos consigo para enriquecer este momento de reflexão e diálogo.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia (até ao dia 20 de maio), através do formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/1uL1ZR17vi1zI6lizSGRt_iNdLr4mqjsmuOyibJzqmp8/viewform?c=0&w=1

Sem comentários:

Enviar um comentário