terça-feira, 19 de abril de 2016

Agrupamento de Escolas de Paredes - Hino “Heróis da Fruta ganha 1.º prémio

A Escola Básica de Mouriz do Agrupamento de Escolas de Paredes participou no projeto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» promovido pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil.
Este projeto "Heróis da Fruta - Lanche Escolar Saudável” é atualmente o maior programa gratuito de educação para a saúde em Portugal, concebido especificamente para motivar as crianças entre os 2 e os 10 anos a adotar e manter hábitos saudáveis na sua rotina diária, através de um modelo motivacional inovador desenhado para jardins-de-infância e escolas básicas do 1º ciclo, com os seguintes objetivos pedagógicos:
 Incentivar as crianças a ingerirem fruta todos os dias, na escola e em casa.
 Conhecer a importância dos alimentos saudáveis para a manutenção da saúde.
 Encorajar as crianças a orgulharem-se de praticar um estilo de vida saudável.
 Despertar a comunidade para os benefícios das pequenas mudanças nos hábitos diários.

Para além do incentivo diário ao consumo da fruta, este projeto transmite às crianças lições importantes sobre alimentação, nutrição, exercício físico, higiene, bem-estar, proteção ambiental, poupança, entre muitos outros valores de cidadania que as ajudam a crescer mais saudáveis, ativas e felizes.
Durante o ano utilizaram-se grelhas de registo, nas quais os alunos registaram a quantidade de peças consumidas por cada um, nos lanches escolares. Efetuaram-se pesagens e medições de forma a calcular o Índice de Massa Corporal de cada aluno, verificando a sua evolução.
A última tarefa desenvolvida consistiu na criação de um hino dos heróis da fruta, que assumiu a forma de um vídeo. Apresentaram-se a esta tarefa, em forma de concurso, cerca de 500 vídeos, oriundos de todo o país.
Na primeira fase foram selecionados os 3 vídeos mais votados, através de chamadas telefónicas do público e o vídeo mais partilhado na rede social “Facebook”, por distrito e regiões autónomas de Portugal, tendo transitado para a fase final 80 hinos. Desses 80 finalistas saíram 4 vencedores, dos quais o hino do Agrupamento de Escolas de Paredes, foi um dos felizes contemplados.
O vídeo / hino encontra-se disponível em:
no site do Agrupamento ou no site na internet do projeto:


Sem comentários:

Enviar um comentário