segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Programa de Capacitação “Mais Líderes - Jovens Cigan@s”

O Alto Comissariado para as Migrações I.P. (ACM), de acordo com a Prioridade 5 da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC), que visa “Incentivar a participação das comunidades ciganas, enquanto exercício de cidadania”, está a promover mais uma iniciativa desafiante, para a qual conta com a participação dos(as) jovens ciganos(as) portugueses(as)!
O Programa de Capacitação “Mais Líderes - Jovens Cigan@s” pretende promover uma participação ativa dos/das jovens ciganos/as no plano cívico e associativo, utilizando metodologias participativas e contexto de reuniões, ações de formação, sessões de informação/sensibilização, fóruns on-line e visitas de estudo.
Quais os objetivos do Programa de Capacitação “Mais Líderes – Jovens Cigan@s”?
· Fornecer conhecimento sobre os órgãos de soberania, tendo em vista o pleno exercício de direitos e deveres;
· Promover uma reflexão sobre situação atual dos/das jovens ciganos(as), visando construtivamente contributos para a definição de medidas de política pública mais adequadas às necessidades e potencialidades das comunidades ciganas, nomeadamente no apoio à tomada de decisão pelo Alto-comissário para as Migrações;
· Fomentar a participação cívica e comunitária, através da criação de respostas por parte dos(das) participantes, a abranger pelo processo de capacitação, mobilizando-os(as) para a criação de projetos que intervenham sobre os problemas diagnosticados.

Quem pode participar?
· Jovens ciganos e ciganas;
· Quem tem mais do que 18 anos e menos de 35;
· Quem tem elevado potencial de liderança;
· Quem tem capacidade de participação ativa e efetiva;
· Quem tem conhecimento do contexto sociocultural, das necessidades e potencialidades das comunidades ciganas;
· Quem tem ideias e contributos a dar que melhorem a participação das comunidades ciganas.
Os(as) potenciais interessados(as) deverão enviar para o email ml.jovensciganos@acm.gov.pt os seguintes documentos, até ao dia de 31 de Março de 2016:
· Ficha de inscrição preenchida;
· Currículo Vitae;
· Carta de motivação onde explica por que gostaria de participar no Programa de Capacitação “Mais Líderes - Jovens Cigan@s”. P

ara qualquer esclarecimento adicional contacte o Gabinete de Apoio às Comunidades Ciganas (GACI) através do email


Sem comentários:

Enviar um comentário