segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

100º ANIVERSÁRIO DE YEHUDI MENUHIN E 20º ANIVERSÁRIO DO MUS-E PORTUGAL

No âmbito das comemorações do 100º aniversário de Yehudi Menuhin e do 20º aniversário do MUS-E Portugal, aAssociação Yehudi Menuhin Portugal, em colaboração com o Centro Nacional de Cultura, está a organizar um ciclo de três conferências. 
A segunda, sobre o Projeto MUS-E  na sua vertente internacional, terá lugar no próximo dia 29 de fevereiro às 18h30 e conta com a participação de Enrique Barón Crespo, Presidente da Fundación Yehudi Menuhin España, de Marianne Poncelet, membro da Direção da International Yehudi Menuhin Foundation, de Guilherme d’Oliveira Martins, Presidente da Direção da Associação Yehudi Menuhin Portugal e de Isabel Bezelga, membro da Direção da AYMP.

Yehudi Menuhin (1916-1999), um dos maiores intérpretes musicais do século XX e um humanista excepcional, fundou, em 1991, a International Yehudi Menuhin Foundation, com sede em Bruxelas, com o objectivo de coordenar e desenvolver acções e projectos culturais “para dar voz aos que não têm voz”. 

Nesse sentido e valorizando a importância das expressões artísticas no desenvolvimento das crianças, em 1993, Menuhin, em colaboração com Werner Schmitt, director da escola de música do Conservatório de Berna, concebeu um projecto com finalidades artísticas, pedagógicas e sociais: o Projecto MUS-E.

Este Projecto, de grande repercussão internacional, iniciou-se, na Suíça, em 1994 e, actualmente, desenvolve-se em 10 países europeus (Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Hungria, Itália, Kosovo, Liechtenstein, Portugal e Suíça) e em Israel, abrangendo mais de 500 escolas e de 40.000 crianças.

Ao longo dos anos, a Fundação Internacional Yehudi Menuhin (I.Y.M.F.) e o Projecto MUS-E Internacional obtiveram diversas distinções, destacando-se o Prémio Internacional Calouste Gulbenkian, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 2011.


Yehudi Menuhin visitou Portugal, contactando o Ministério da Educação e outras instituições, com o intuito de iniciar o Projecto MUS-E no nosso país. Com efeito, em Janeiro de 1996, o MUS-E foi introduzido em Portugal sob o impulso de Helena Vaz da Silva e de Cristina Brito da Cruz, com o apoio do Departamento de Educação Básica do Ministério da Educação. A Escola EB1 nº 1 de Algés, a primeira escola onde se iniciaram as actividades do MUS-E, seria visitada, em 1998, por Yehudi Menuhin, que a descreveu como “l’ École de mes rêves”.

Sem comentários:

Enviar um comentário