terça-feira, 20 de outubro de 2015

“Tempo de Silêncio”

Quem já experimentou a prática da meditação sabe que esta oferece uma vasta variedade de benefícios sendo conhecida pelo profundo impacto positivo no nosso bem-estar mental e emocional numa abordagem holística do ser.
Quando temos um dia-a-dia cheio de desafios para ultrapassar que nos promove o stress e a ansiedade interior a meditação pode ser uma boa estratégia para o desenvolvimento do equilíbrio e da clareza mental, uma vez que esta nos educa para a manutenção da calma interior o que nos permite olhar para as situações menos boas com uma atitude positiva de resolução em lugar duma resposta imediata e violenta própria do instante irrefletido.
E se, em criança, nos tivesse sido dada a oportunidade de aprender e aplicar esta técnica, qual teria sido o impacto positivo trazido para a nossa vida?
Há algum tempo atrás as escolas do estado de São Francisco, que procuravam a melhor forma de ajudar os jovens das zonas mais violentas e problemáticas desta região, decidiram implementar um programa pioneiro a que chamaram de “tempo de silêncio” (“quiet time”) durante o qual os alunos tinham a oportunidade de praticar a técnica da meditação, duas vezes por dia, durante 15 minutos.
Com a expectativa de que os alunos aprendessem a olhar “para dentro” à procura da solução “para fora”, após quatro anos de implementação deste programa, os resultados foram espantosos:
ü  79% na diminuição das suspensões;
ü  98% de aumento da assiduidade;
ü  aumento claro do desempenho académico.

Fica a reflexão:
E se nós ensinássemos a técnica da meditação às crianças, desde pequenas, será que este instrumento contribuirá para a redução da violência e do abandono escolar?
Será que contribuirá para se tornarem seres mais calmos, solidários e conscientes dos seus atos, como ferramentas para uma vida mais equilibrada e que por isso mesmo com mais possibilidades de sucesso?






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