Hole-in-the-Wall
O Dr. Sugata Mitra, cientista da NIIT foi
responsável em 1999 pela experiência Hole-in-the-Wall. A equipa do Dr. Mitra
abriu um “buraco na parede” que separava as instalações da NIIT, da favela
contígua em Kalkaji, Nova Deli.
Através desse buraco foi
disponibilizado um computador de acesso livre. Esse computador foi um sucesso
entre os moradores da favela, especialmente entre as crianças. Sem conhecimento
prévio, as crianças aprenderam a usar o computador, mesmo sem nenhuma ajuda
externa. Este fenómeno levou o Dr. Mitra a levantar uma hipótese:
A aquisição de competências básicas de computação por qualquer conjunto de
crianças pode ser alcançada através da aprendizagem incidental desde que os
alunos tenham acesso a uma instalação de computação adequado, com conteúdo
divertido e motivador.
Encorajado pelo sucesso da experiência
em Kalkaji, computadores de acesso livre foram instalados em Shivpuri e em Madantusi.
Estas experiências vieram a ser conhecidas como Hole-in-the-Wall. Os resultados
de Shivpuri e Madantusi confirmaram os resultados obtidos em Kalkaji.
Concluiu-se assim, que as crianças
nesses dois lugares adquiriram competências informáticas sem ajudas externas. O
Dr. Mitra definiu este fenómeno como uma nova forma de aprender.
Ao longo do tempo, a Corporação Financeira
Internacional em parceria com NIIT configuraram a Hole-in-the-Wall Education
Limited (HiWEL). A ideia era alargar o âmbito das experiências para provar o
sucesso do Hole-in-the-Wall.
Como parte deste projeto, mais de 30
desses aglomerados de computadores ou, como vieram a ser conhecidos, Estações
de Aprendizagem foram criados na Índia. Os resultados foram encorajadores, demostrando
que as crianças aprendem a operar com o computador com o mínimo de intervenção
exterior. As crianças adquiriram competências através da construção de seu
próprio ambiente de aprendizagem.
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