quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Hole-in-the-Wall

Hole-in-the-Wall
O Dr. Sugata Mitra, cientista da NIIT foi responsável em 1999 pela experiência Hole-in-the-Wall. A equipa do Dr. Mitra abriu um “buraco na parede” que separava as instalações da NIIT, da favela contígua em Kalkaji, Nova Deli.
Através desse buraco foi disponibilizado um computador de acesso livre. Esse computador foi um sucesso entre os moradores da favela, especialmente entre as crianças. Sem conhecimento prévio, as crianças aprenderam a usar o computador, mesmo sem nenhuma ajuda externa. Este fenómeno levou o Dr. Mitra a levantar uma hipótese:
A aquisição de competências básicas de computação por qualquer conjunto de crianças pode ser alcançada através da aprendizagem incidental desde que os alunos tenham acesso a uma instalação de computação adequado, com conteúdo divertido e motivador.
Encorajado pelo sucesso da experiência em Kalkaji, computadores de acesso livre foram instalados em Shivpuri e em Madantusi. Estas experiências vieram a ser conhecidas como Hole-in-the-Wall. Os resultados de Shivpuri e Madantusi confirmaram os resultados obtidos em Kalkaji.
Concluiu-se assim, que as crianças nesses dois lugares adquiriram competências informáticas sem ajudas externas. O Dr. Mitra definiu este fenómeno como uma nova forma de aprender.
Ao longo do tempo, a Corporação Financeira Internacional em parceria com NIIT configuraram a Hole-in-the-Wall Education Limited (HiWEL). A ideia era alargar o âmbito das experiências para provar o sucesso do Hole-in-the-Wall.
Como parte deste projeto, mais de 30 desses aglomerados de computadores ou, como vieram a ser conhecidos, Estações de Aprendizagem foram criados na Índia. Os resultados foram encorajadores, demostrando que as crianças aprendem a operar com o computador com o mínimo de intervenção exterior. As crianças adquiriram competências através da construção de seu próprio ambiente de aprendizagem.

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