sexta-feira, 26 de junho de 2015

A Ciência em destaque no Agrupamento de Escolas de Mesão Frio

A Ciência em destaque no Agrupamento de Escolas de Mesão Frio

Tendo como ponto de partida a leitura do conto infantil “O João e o Pé de Feijão”, os alunos do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio foram desafiados a apresentarem um conjunto de questões relacionadas com a interpretação do conto, com vista ao desenvolvimento de metodologia investigativa e experimental para encontrar as possíveis respostas. As ideias e problemas levantados na discussão serviram de base à realização de atividades experimentais com espécies vegetais de interesse alimentar e económico, de forma a garantir a compreensão de temas como célula e seus constituintes, fotossíntese, DNA, trocas gasosas, constituintes orgânicos, tropismos, biomonitorização, entre outros, numa perspetiva - Ciência Tecnologia e Sociedade..

Com o intuito de promover o estímulo pelo ensino experimental das Ciências e, consequentemente, combater o insucesso e absentismo escolar, nasce em 2010, o Projeto “Aprendizagem pela Partilha”, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. 

Tendo como prioridade a prevenção, o referido projeto permitiu criar o Experimentário – mini laboratório vocacionado para o desenvolvimento de atividades experimentais com os alunos do Pré-escolar e do 1ºCEB

Os objetivos do Projeto são:
- Partilhar ideias e recursos pedagógicos;

- Promover a articulação entre diferentes ciclos de ensino;

- Demonstrar as potencialidades da Ciência e da Tecnologia na resolução de problemas na sociedade;

- Promover ações de leitura, interpretação e resolução de situações problema;

- Identificar conceitos alternativos em ciência;

- Estimular a utilização das TIC e das atividades laboratoriais em ambiente de sala de aula;

- Contextualizar a informação técnica e científica à realidade e nível etário dos alunos;

Como todas as histórias, a nossa começa com "Era uma vez...", mas desta vez, para além dos habituais intervenientes retirados de Reinos imaginários, decidimos juntar, imagine-se... a Ciência!

Tendo como ponto de partida a leitura do tradicional conto de origem Inglesa, “O João e o Pé de Feijão”, decidimos juntar a Ciência, uma pitada de discussão e muita atividade experimental para responder às muitas questões que um simples conto pode encerrar. 

O Conto...
 “O João e o Pé de Feijão” 
Afinal de contas, um feijão encerra em si poderes "mágicos"?
E cresce assim tão depressa da noite para o dia?
Estas e outras questões serviram de base à elaboração do presente projeto vocacionado para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Este site funcionará como se de um  E-Book se tratasse. A partir das opções do menu inicial poderão explorar uma série de atividades que foram realizadas ou que estão ainda a decorrer.
Todas as atividades estão documentadas e podem ser visitadas através do link:






Sem comentários:

Enviar um comentário