terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PORTUGAL E A GRANDE GUERRA

Exposição "Portugal e a Grande Guerra"

No âmbito das Evocações do Centenário da I Guerra Mundial estará patente ao público, a partir do dia 7 de fevereiro de 2015, na Casa do Cubo, em Tomar, a exposição itinerante Portugal e a Grande Guerra.

A exposição Portugal e a Grande Guerra mostra os factos mais marcantes da participação portuguesa na I Guerra Mundial (1914-1918) e o seu impacto na vida política, social e artística em Portugal.

O conjunto de expositores, que tem estado patente na Assembleia da República, resulta de uma iniciativa do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-IHC) em colaboração com a Comissão Coordenadora das Evocações do Centenário da Primeira Grande Guerra e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

À semelhança do que aconteceu em Lisboa, na Assembleia da República, também em Tomar se realizará a iniciativa inédita em Portugal: Os Dias da Memória.
A iniciativa Os Dias da Memória tem por objetivo incentivar a recolha de documentos e objetos de natureza diversa que os cidadãos tenham na sua posse, tais como diários, cartas, fotografias, mapas ou outros objetos oriundos da participação de Portugal na I Guerra Mundial.
Deste modo, pretende-se incentivar a participação dos cidadãos no estudo e divulgação da memória da presença portuguesa no conflito de 1914-1918, compreendendo a importância da memória individual e coletiva na construção da nossa identidade nacional.

Esta iniciativa decorrerá nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2015, em simultâneo com a exposição.


Sem comentários:

Enviar um comentário