terça-feira, 2 de dezembro de 2014

WEBINAR DGE-EPIPSE

Já se encontra disponível o mais recente webinar da DGE-EPIPSE:

“A gestão da indisciplina nas escolas e nas salas de aulas” 

Este webinar é mais um contributo da DGE nesta temática. 

Não existindo receitas predefinidas para lidar com os diversos casos de indisciplina, existem certamente respostas adequadas que dependem do modo como os professores refletem sobre este fenómeno.
Só as leituras que entendam a indisciplina como um fenómeno muito diverso e contextualizado é que permitirão sustentar decisões e ações consequentes e produtivas. A visão catastrofista sobre a indisciplina e as respostas que esta mesma visão inspira, as quais se definem, exclusivamente, como respostas de caráter punitivo que, de um modo geral, não se adequam a escolas marcadas por preocupações educativas mais ambiciosas e percorridas por um corpo de alunas e alunos social e culturalmente mais heterogéneo.

A dinamização deste webinar esteve a cargo da Doutora Ariana Cosme, doutorada em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Universidade do Porto. É Professora Auxiliar de Nomeação definitiva da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas-CIIE. Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, desenvolve essa reflexão, sobretudo, no domínio da Educação Básica, o que justifica a intervenção que, neste âmbito, tem vindo a protagonizar como formadora e consultora.


Este Webinar da DGE está disponível online no endereço: http://webinar.dge.mec.pt/


Sem comentários:

Enviar um comentário