sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Centro Cultural de Belém - O Serviço Educativo da Garagem Sul

Centro Cultural de Belém - O Serviço Educativo da Garagem Sul

O Serviço Educativo da Garagem Sul - Exposições de arquitetura - tem o desígnio essencial de trabalhar sobre a importância que a arquitetura assume na nossa sociedade, na criação e requalificação do espaço em que vivemos.
Assim, promover a aquisição de uma consciência crítica sobre a arquitetura e a cidade, abordar a atividade do arquiteto ou a complexidade de um projeto, através dos exercícios práticos e didácticos adaptados a cada nível de ensino, constituem aspetos essenciais deste Serviço Educativo, destinado a todos os públicos e com um enfoque especial no escolar.



Oficina-Fim de Semana
Estas oficinas, que decorrem no primeiro Domingo de cada mês, propõem por meio de atividades didácticas e lúdicas uma primeira aproximação ao universo da arquitetura.

Como seriam as nossas cidades se...?
E se os homens voassem, ou o mundo estivesse coberto por água e se fôssemos viver para Marte, como seriam as nossas cidades? A partir destes e outros pressupostos os participantes vão imaginar e criar ilustrações das cidades destes mundos alternativos.

As cidades invisíveis
A partir do livro “As cidades invisíveis” de Ítalo Calvino, esta oficina embarca com os participantes numa viagem às cidades imaginárias. Com recurso a diversos materiais plásticos, os participantes recriarão as cidades do livro e em conjunto criarão uma nova cidade, onde não haverá limites à imaginação.

Projetar . Construir . Habitar
Projetar-Construir-Habitar é uma iniciativa criativa para crianças focada no desenvolvimento de métodos de conceção espacial. Nesta oficina serão abordados conceitos como forma, função, programa, escala e desenvolvidos métodos de representação, construção e trabalho em grupo. Uma sala irá tornar-se numa casa, projetada, construída e habitada pelos participantes.

Banco
Oficina de construção de bancos com madeira reciclada. Os formadores fornecem a madeira e ensinam cada participante a construir e pintar o seu próprio banco. No final podem levar consigo o banco que construíram.

Sem comentários:

Enviar um comentário