terça-feira, 7 de outubro de 2014

II Jornadas Pedagógicas TEIP

No âmbito do programa TEIP, nos dias 3 e 4 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Prado promoveu as II Jornadas Pedagógicas com a epígrafe “Refletir, agir e construir para transformar”. No dia 3, após a abertura, Pedro Rosário, da Escola de Psicologia da universidade do Minho, na sua conferência “Desafios da motivação na sala de aula: uma perspetiva autorregulatória” evidenciou a importância de se trabalhar processos autorregulatórios na sala de aula, para um aumento significativo da capacidade do aluno de regular a sua própria aprendizagem, salientando que ”é necessário convocar os alunos para a aprendizagem, pois não é possível ensinar quem não quer aprender”.
À noite, celebrou-se a II Gala de Mérito, distinguindo o mérito escolar e desportivo com o total de 73 alunos premiados, desde o 4º ano ao 9º ano, e ainda o prémio do projeto TurmaMais, integrado no Eixo II do plano de melhoria TEIP, atribuído ao 6ºB e ao 7º D. Este evento constituiu um momento de júbilo na vida do agrupamento, uma vez que valoriza e estimula cada um e todos os alunos na melhoria das aprendizagens e da cidadania e na prática desportiva, face aos resultados obtidos. No decorrer da entrega dos prémios, houve momentos culturais, onde a dança e a música cruzaram o espaço do polivalente da escola sede de Prado.
Já no dia 4, o momento da manhã foi burilado com o discurso do Coordenador da EPIPSE, da Direção-Geral da Educação, Paulo André, sobre iniciativas mobilizadoras e integradoras, no âmbito da inclusão e promoção do sucesso escolar, reiterando a importância da prevenção ao invés da remediação, a pertinência de se conhecer os processos, clareando que “é preciso conhecer o passado para pensar o presente, de forma a preparar o futuro”. Na continuidade, a conferência “Relação Pedagógica e poderes na sala de aula”, de Maria José Casa-Nova, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho, em que alertou para os micros poderes da sala de aula, priorizando o questionamento em quatro focos principais: “Qual o significado da relação pedagógica, qual o significado do aluno, qual o significado do professor e qual o significado da escola”. A tarde foi preenchida pelas conferências Escola-Família: em busca de uma relação ideal?”, de Pedro Silva, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de  Leiria com destaque para a construção da relação pedagógica com os diversos atores sociais, em que cada um possui competências específicas para uma cultura de participação no universo escolar, e “A Gestão de conflitos na escola e na sala de aula”, de Ariana Cosme, FPCE-UP, que deixou vincado que “A escola é uma instituição fundamental na democracia”.

 No final, a voz dos ex-alunos, Paula Martins e Pedro Viana, apresentaram dois testemunhos, dois percursos de vida escolar que emocionaram os presentes, destacando alguns dos momentos felizes vivenciados no Agrupamento de Prado. 

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