quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Seminário - Os Livros de Coro quinhentistas de Soror Antónia: o Antifonário L.C. 131

Vai ter lugar no próximo dia 10 de setembro de 2014, na Biblioteca Nacional de Portugal, o décimo sexto encontro do ciclo de seminários "Um mês, um códice iluminado".

Trata-se de uma iniciativa do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) em parceria com a Biblioteca Nacional de Portugal.

O Antifonário Temporal com a cota L.C. 131 faz parte, com mais alguns códices, de um conjunto da autoria de “Soror Antónia, indigna serva do senhor” que se afasta, no seu modo de fazer, dos restantes exemplares que nos chegaram do Mosteiro de Nossa Senhora da Anunciada. Contrariamente aos ricos exemplares usualmente exibidos nas exposições de códices iluminados, este livro de coro apresenta um tipo de decoração diferente, mais regional, pessoal e afastada do trabalho dos grandes mestres.

A relevância da análise deste códice e, sobretudo, da sua divulgação ao público reside, não só, no conhecimento pouco aprofundado em que a iluminura monástica do século XVI ainda se encontra, como também na necessidade de compreender melhor o livro de coro enquanto objecto artístico e devocional.

A apresentação estará a cargo de Paula Cardoso (FCSH-UNL).


Sem comentários:

Enviar um comentário