segunda-feira, 28 de julho de 2014

Jornadas da Promoção da Disciplina- AE Miguel Torga

"A promoção da disciplina é um dos elementos fundamentais para a melhoria do clima de escola, em especial, na regulação do clima de sala de aula.  Uma sala de aula com disciplina é, sobretudo, uma sala de aula organizada para a promoção do ensino e da aprendizagem dos alunos. São vários os fatores que levam a situações de indisciplina e que, por conseguinte, impedem o desenvolvimento de ambientes adequados à aprendizagem.
São várias, também, as perspetivas do pessoal docente e não docente sobre o significado dos atos dos alunos que constituem (ou não) indisciplina, contribuindo para agravar um quadro, já de si, bastante desfavorável.
Torna-se, por isso, necessário o envolvimento de todos, na análise e reflexão de situações que impedem ou promovem ambientes disciplinados entre os alunos.
Nesse sentido, realizaram-se no Agrupamento de Escolas Miguel Torga, por iniciativa do Construindo Pontes, as Jornadas da Promoção da Disciplina. Pessoal docente e não docente reuniu-se em torno de uma reflexão sobre a promoção da Disciplina... Esta iniciativa visou a identificação de práticas que podem evitar a indisciplina e o seu agravamento, propondo soluções mais remediativas / preventivas que sancionatórias, dando à escola a informação e os exemplos necessários para intervir. Para além da reflexão feita pelos docentes em grupos de trabalho, o evento contou com a presença de especialistas, nomeadamente, a Professora Doutora Carolina Carvalho, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e o Prof. Doutor Ricardo Rodrigues do ISCTE - IUL, que forneceram aos presentes algumas estratégias de promoção da disciplina e de intervenção em situações de indisciplina.Trata-se, assim, dos primeiros passos de uma caminhada rumo a uma escola promotora da Disciplina."


Sem comentários:

Enviar um comentário