terça-feira, 17 de junho de 2014

O Perfil/Papel do Perito Externo no contexto TEIP

Segundo Gairin (1996) Escolas Aprendentes são aquelas que ampliam continuamente a sua atitude para criar os resultados que desejam obter, que cultivam novos e divergentes padrões de pensamento e em que os seus membros aprendem continuamente e em interatividade ampliando continuamente os horizontes do seu futuro. No mesmo sentido Bolívar (1998) refere que uma organização que aprende é aquela que facilita a aprendizagem de todos os seus membros e continuamente se transforma a si própria, podendo para isso recorrer a um elemento externo que transporta para o grupo e para análise uma visão distanciada, mas ampla e comprometida das situações ajudando a escola e os seus atores a refletirem sobre as suas práticas.
No Programa TEIP, esse elemento externo é assumido pela figura do Perito Externo. A importância do trabalho realizado pelos Peritos Externos junto dos Agrupamentos/Escolas TEIP tem sido reconhecida como uma mais-valia e uma oportunidade para as escolas. De forma a reforçar esse trabalho, a EPIPSE-DGE elaborou um desenho ilustrativo sobre os vários perfis/papéis que os Peritos que acompanham os Agrupamentos/ Escolas TEIP podem assumir, pretendendo esse desenho contribuir para:
- Orientar os Agrupamentos/ Escolas TEIP sobre o(s) aspeto(s) em que pode(m) solicitar o contributo e a ajuda do seu Perito;
- Clarificar as práticas destes elementos junto da comunidade escolar;
- Potencializar o seu trabalho, rentabilizando o mais possível as mais-valias que emergem dos seus conhecimentos.






O documento foi criado tendo por base o trabalho de John MacBeath, Denis Meuret, Michael Schratz, Lars Bo Jakobsen (1999). Evaluating quality in school education: a european pilot project. Final report. 

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