sexta-feira, 6 de junho de 2014

“Arte e Ambiente” na Eb 2/3 Frei Caetano Brandão, AE Maximinos




A Escola Básica 2/3 Frei Caetano Brandão assinalou o Dia Mundial do Ambiente com uma exposição/instalação no jardim central da escola que integrou, entre outros elementos, cadeiras recuperadas pelos alunos. 
O Projeto “Arte e Ambiente”, da responsabilidade dos professores de Educação Visual e Educação Tecnológica, promoveu a produção artística a partir da reutilização de materiais e reciclagem de resíduos. 
A sensibilização ambiental no ensino básico é fundamental para alertar os alunos desde cedo para a importância e para os benefícios da reutilização de materiais. Alguns dos materiais, passíveis de serem reutilizados e presentes no dia-a-dia de cada aluno e de toda a comunidade educativa, foram recuperados agregando a preocupação ambiental ao trabalho criativo. Os professores fizeram da reutilização um objetivo, ao mesmo tempo que estimularam a criatividade e exploraram materiais diversos de plasticidades variadas.


Este projeto de educação ambiental, desenvolvido desde 2008 com os alunos do 2º ciclo em diferentes vertentes, está concebido como proposta de mudança de atitudes individuais e coletivas. A compreensão e sensibilização parecem necessárias para a motivação de reflexões e práticas quotidianas que visem o despertar da consciência ecológica, assumindo a educação artística um papel importantíssimo para essa consciencialização.
Em momentos de crise é importante realizar práticas que estimulem a capacidade de criar alternativas. Estas alternativas podem ter, como base, princípios que valorizem a integridade humana e do ambiente, harmonizando a relação entre o homem e a natureza, a partir de criações artísticas e da procura do belo. Esta exposição/instalação pode ser assumida como um sistema de comunicação, permitindo não só a fruição mas também a divulgação da mensagem, através das obras criadas. 
Convidou-se toda a comunidade educativa a visitar a instalação numa espécie de apelo do tipo - “Vem sentAR-TE pelo ambiente”. 

Os professores de EV e ET, 2º ciclo
Francisco Silva, Helena Fernandes, Teresa Machado e Virgílio Silva




Sem comentários:

Enviar um comentário