sexta-feira, 16 de maio de 2014

AE de Resende: Programa Férias Divertidas

"Por considerarem importantes a realização de programas de ocupação dos tempos livres em períodos de férias escolares e de forma a disponibilizar atividades lúdicas, recreativas e educativas para a ocupação dos alunos, o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal de Resende promovem as Férias Divertidas no Natal, Páscoa e Férias de Verão. O programa é dirigido alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos.
É importante proporcionar às crianças oportunidades de vida em que lhes seja possível proceder à exploração de si, dos outros e dos contextos em que se inserem, para gradualmente procederem a uma descentração de si mesmos, sendo capazes de se situarem como sujeitos singulares no meio dos outros, sendo que é durante este processo que os alunos fazem as suas aquisições que, segundo Bruner (1986), se tornam mais rápidas se acontecerem em contextos lúdicos enriquecidos.
Despertar nos alunos o hábito pela prática da atividade física, apurar a sensibilidade artística, estimular o convívio social, promovendo a troca de experiências e saberes, constituem os objetivos primordiais das atividades - trabalhos manuais, desporto, dança criativa, jogos tradicionais, hipismo, visita a museus, atividades aquáticas, remo, canoagem e vela, caminhadas, cinema, peddy-paper, jogos de matemática, atividades musicais, teatro, culinária, etc.







Apesar das atividades estarem centralizadas no espaço escolar, são na maioria realizadas ao ar livre. Na sua organização contamos com os professores do agrupamento e entidades exteriores: Autarquia, Associação de Pais, Santa Casa da Misericórdia de Resende, Associação Portas P´rá Vida, GNR e Exército.
É Importante salientar os jogos tradicionais e o teatro realizado com os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Resende, as atividades realizadas em conjunto com a família e amigos, como passeios, culinária, desfiles de moda, lanches e os jogos e sessões de cinema com os utentes das Portas P´rá Vida, sendo de salientar a extrema sensibilidade dos nossos alunos para interagir com os idosos e pessoas portadoras de deficiência."

Maria João Moreira
Técnica de Serviço Social 



Sem comentários:

Enviar um comentário