terça-feira, 13 de maio de 2014

AE de Maximinos: Círculo de saberes profissionais

"O AE de Maximinos em parceria com o CFAE Braga/Sul realizou de 6 de dezembro a 9 de maio este Ciclo de Encontros Temáticos/Formativos no formato das SEXTAS AO CENTRO. 
A temática prendeu-se com o Projeto FREI, Fidelizar Recursos para Esbater o Insucesso, concebido no âmbito das escolas prioritárias de 2ª geração do agrupamento. O Projeto FREI conta já com quatros anos de experiência, verificando-se, nesta fase do seu desenvolvimento, a necessidade de perspetivar novas dinâmicas, generalizando e consolidando boas práticas internas, passíveis de divulgação à comunidade escolar e educativa. 
Com este curso de formação procurou-se envolver os atores internos na transformação da escola, esbatendo as resistências naturais a um processo de mudança, recorrendo à divulgação de projetos desenvolvidos interna e externamente, com reais implicações numa melhor organização escolar e com resultados visíveis no sucesso escolar dos alunos.
Para o efeito, em cada sessão destes Encontros, foi convidado um palestrante do ensino superior ou da administração da educação, com reconhecida competência, que fez o enquadramento teórico da problemática em análise. No sentido de consubstanciarmos as práticas, convidamos ainda atores das experiências/projetos inovadores de diferentes escolas e do próprio agrupamento, os quais fizeram jus ao seu trabalho apresentando-o a todos os presentes. Claro que se pretendeu rematar estes encontros com debates amplamente participados, reflexivos e num ambiente coloquial.
Este ciclo de encontros foi acreditado, através do CCPFC, na modalidade de um curso de formação, a saber, “ESCOLA, PROJETO E AVALIAÇÃO”, com a duração de 16 horas. 
O programa desenvolvido em 6 sessões subordinou-se às seguintes temáticas: “Gestão e Projetos”; “Projetos de Articulação Curricular, Pedagógica e Avaliação das Aprendizagens”; “Projetos de Diferenciação Pedagógica”; “Projetos de Mediação e Tutoria”; “Modelos e Práticas de Organização Pedagógica” e “Monitorização e Avaliação de Projetos.”

Virgílio Rego da Silva
Agrupamento de Escolas de Maximinos


Sem comentários:

Enviar um comentário