sexta-feira, 4 de abril de 2014

" Os TEIP pensam a Escola" - Encontro Mini-Rede

"O 1º encontro da Mini-Rede TEIP constituída pelo Agrupamento de Escolas de Santo António,pelo Agrupamento de Escolas Ordem de Santiago,Agrupamento de Escolas Nun’Álvares e Agrupamento de Escolas Miradouro de Alfazina teve lugar no dia 27 de março de 2014, pelas 14.30,durante a MOSTRA de ATIVIDADES do Agrupamento de Escolas de Santo António,denominada “Juntos,no Caminho da Melhoria”.
Muito para além dos resultados estatísticos,assistimos à apresentação de um verdadeiro “laboratório de experiências” sobre Pedagogia Diferenciada em turmas heterógeneas.
Este encontro contou com a presença das escolas acima identificadas,tendo-nos honrado ainda a presença da DrªMaria do Céu Roldão,DrªTeodolinda Magro,Dr.Vitor Alaíz,amigo crítico de todos estes agrupamentos e, ainda, a presença da DGE, com o Dr.Paulo André.As escolas Básica e Secundária do Vale da Amoreira,organizações TEIP, assistiram também a este  evento.
Durante a sessão foram apresentadas boas práticas do projeto Mais Sucesso Escolar, projeto Fénix no 1º ciclo de todos os Agrupamentos  e Turma +,nos 5ºs e 7ºs anos,do Agrupamento de Escolas de Santo António.
No âmbito da temática distinguiram-se práticas pedagógicas relacionadas com o trabalho individualizado em grupos de homogeneidade relativa,otimização de situações de aprendizagem e monitorização dos processos e progressos dos aluno.Em suma, apresentaram-se várias formas de organização reveladoras de reconfiguração das práticas docentes,provando-se que “Mudar é possível pelas mãos dos Professores.








Durante a manhã,na sessão de abertura formal do evento,contámos com a atuação da Bela Batuka ,do Agrupamento de Escolas Ordem de Santiago,com a Orquestra Geração do Agrupamento de Escolas da Boa Água, do Grupo de Gaitas de Foles da Casa Pia,do Grupo Alburrica do Barreiro e, ainda, com a presença de membros da banda dos UHF,a propósito de um projeto desenvolvido nas Unidades de Multideficiência do Agrupamento.Os docentes das  escolas do 1º ciclo do nosso Agrupamento engrandeceram o espetáculo de celebração da nossa identidade com um MUSICAL dedicado às nossas crianças.
Nesta sessão homenagearam-se alunos que se distinguiram com prémios de poesia,fotografia,construção de presépios artesanais,painéis de azulejo ,havendo um momento muito especial de destaque para o aluno de etnia cigana,Francisco Azul,aluno finalista do Curso Profissional de Gestão Desportiva.

Obrigada a todos  os que ajudam  a crescer  as nossas organizações, não deixando que as desigualdades se acentuem no seio das nossas escolas mas, bem pelo contrário, que o sucesso de cada aluno se torne cada vez mais uma realidade."

Manuela Espadinha
Diretora do Agrupamento de Escolas de Santo António 

Sem comentários:

Enviar um comentário