quinta-feira, 17 de abril de 2014

Encontro InterTEIP's - Universidade Católica Porto

"No dia 8 de abril realizou-se um encontro InterTEIP's sobre "Práticas de diferenciação pedagógica e trabalho colaborativo no âmbito do Português", na Universidade Católica do Porto (UCP).
Este encontro promovido pela UCP permitiu- nos partilhar práticas e reflectir sobre questões com que diariamente nos deparamos nas nossas Escolas, tendo sido muito enriquecedor para todos os presentes.
O professor Paulo Oliveira, professor do 1º ciclo do ensino básico do nosso Agrupamento de Escolas, participou neste encontro com uma intervenção sobre "(IN)Sucessos na iniciação de leitura e escrita: a importância do desenvolvimento da linguagem". Da sua intervenção sobressaiu a importância dos primeiros anos de escolaridade no desenvolvimento de competências essenciais à leitura e à escrita. O sucesso escolar dos alunos poderá ser condicionado pelo seu desenvolvimento linguístico, pelo que é premente averiguar e despistar, precocemente, perturbações associadas a problemas de linguagem. Partilhou a sua experiência profissional de 26 anos, focando-a nestes últimos anos e nos seus alunos, em particular. Destacou o trabalho desenvolvido pelos educadores no ensino pré-escolar e pelos docentes no 1º ciclo do ensino básico, no que concerne à implementação articulada de estratégias que visam resolver perturbações de linguagem. Contudo e com frequência, verifica-se a necessidade de prestação de apoio especializado, nomeadamente de terapia da fala, a qual constitui a diferença no trabalho desenvolvido com crianças que apresentam problemas de linguagem ao nível fonológico. Exemplificou situações de crianças com desenvolvimento cognitivo normal mas com problemas de linguagem, que após intervenção terapêutica, constituem casos de sucesso escolar. O tema abordado suscitou questões e a apresentação de opiniões por parte do público presente, que muito contribuíram para a análise desta problemática que merece uma reflexão cuidada por parte de todos."

Carla Costa
Agrupamento de Escolas de Resende


Sem comentários:

Enviar um comentário