terça-feira, 29 de abril de 2014

AE de Resende- Projeto do AER – Leitura em 3 ciclos

"A concretização do projeto Leitura em 3 ciclos, do Agrupamento de Escolas de Resende, surge como uma medida de combate ao baixo nível de articulação vertical do trabalho docente e discente, entre diferentes ciclos de ensino, associada à necessidade de contribuir para a melhoria de competências da leitura e das literacias textuais dos alunos envolvidos.
Constituem objetivos principais:
-Promover as literacias textuais e tecnológicas e a leitura de histórias originais, através do trabalho colaborativo e da articulação curricular e pedagógica entre diferentes ciclos de ensino;
-Favorecer a melhoria da capacidade leitora e do consequente sucesso escolar dos alunos;
-Desenvolver e partilhar a troca de experiências entre leitores.
No ano letivo de 2011/2012, iniciou-se a dinamização do projeto, tendo por base a articulação curricular vertical (a nível das competências da escrita e da leitura, na disciplina do Português), o trabalho colaborativo e a parceria entre os professores do 4.º ano de escolaridade e os de Português do 5.º e 7.º/8.º anos. Estes professores envolveram os seus alunos na criação textual coletiva de uma história original, numa dinâmica de continuidade (introdução, desenvolvimento e conclusão, respetivamente).
No ano letivo de 2012/2013, as seis histórias criadas no ano letivo anterior foram ilustradas por alunos do 1.º ciclo e formaram o primeiro e-book Leitura em três ciclos. Histórias originais.






Ainda em 2012/2013, procedeu-se à criação de novas histórias originais, iniciadas, desta vez, pelas turmas do 7.º ano, continuadas pelas do 5.º e concluídas pelas turmas do 4.º ano de escolaridade.
No presente ano letivo (2013/2014), procede-se à ilustração das histórias elaboradas no ano letivo anterior, por alunos de 5 anos da educação pré-escolar (em virtude de as educadoras terem demonstrado esse interesse), para ser criado o segundo livro digital de Leitura em três ciclos. Histórias originais, que será publicado no início de junho, sob a responsabilidade da professora bibliotecária, através da ferramenta virtual tecnológica Calaméo e da sua divulgação através do blogue da BE e da página do agrupamento, favorecendo-se a continuidade e perpetuação da sua leitura, num envolvimento da comunidade educativa e da sociedade cibernauta.
Entretanto, decorre o processo de criação textual coletiva/turma de novas histórias originais e respetiva leitura, iniciadas pelas turmas do 5.º ano, continuadas pelas do 7.º ano e finalizadas pelas turmas do 3.º ano de escolaridade. Estas histórias serão ilustradas e integrarão o terceiro livro digital, em 2014/2015.
Muitos parabéns, a todos os alunos envolvidos, pelo seu entusiasmo e empenho, e aos professores colaboradores e parceiros neste projeto enriquecedor de articulação pedagógico/curricular e de trabalho colaborativo, fomentador do aperfeiçoamento de competências da leitura e das literacias textuais e tecnológicas!"

Minervina Dias 
Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Resende




Sem comentários:

Enviar um comentário