terça-feira, 18 de março de 2014

Semana da Leitura na Escola Secundária de S. Pedro da Cova

"Escola Secundária de S. Pedro da Cova comemora a 8.ª edição da “Semana da Leitura” (de 17 a 21 de Março), que, em 2014, tem como tema central “A Língua Portuguesa”.
A Biblioteca escolar faz convergir um conjunto de atividades associadas à leitura, à escrita e à fala em Língua Portuguesa. Os painéis expositivos apresentam uma visão sobre a “Língua Portuguesa no mundo”, revelam os “grandes autores da lusofonia” e incidem sobre questões linguísticas do quotidiano. 
Se Eça de Queirós deu o pontapé de saída para a “Semana da Leitura” com uma tertúlia interdisciplinar em volta da sua obra “A Cidade e as Serras”, José Saramago fechará o pano numa sessão fílmica e performativa realizada pelos alunos de 12º ano, sob orientação do professor Herlânder Santos. 
Para lembrar o “Dia Mundial da Poesia”, destaca-se a sessão sobre poesia brasileira nordestina para alunos do ensino secundário e orientada pelos docentes Paulo Morgado e Clarinda Santos.
Num projeto que já vai na sua 10.ª edição, a Biblioteca promove mais uma vez o concurso “Poemas Soltos”, numa iniciativa conjunta das bibliotecas escolares concelhias e que se materializa na publicação de uma antologia poética e numa grandiosa cerimónia de entrega de prémios.
A “Semana da Leitura” convida também uma turma (9ºC) à descoberta da Biblioteca Municipal de Gondomar, podendo assistir a uma peça de teatro apresentada por alunos de outra escola do concelho e a aceder a uma feira do livro especializada em publicações para leitores juvenis."

Albina Dinis (Coordenadora TEIP) 


Sem comentários:

Enviar um comentário