segunda-feira, 31 de março de 2014

“É entrar, é entrar que o espetáculo vai começar.”- AE Manuel da Maia

Fecham-se as luzes e abrem-se as cortinas ao som dos trovões. Do meio do fumo surge o “velho” diretor do Circo…
Assim começa o espetáculo de Circo que resultou do desafio lançado pelo Agrupamento de Escolas Manuel da Maia à sua comunidade. Partindo do zero, alunos, professores, encarregados de educação, assistentes operacionais e técnicos especializados construíram o Circo Manuel da Maia.
Cerca de 120 pessoas entre artistas, técnicos de luz e som, assistentes de palco, assistentes de sala, caracterizadores e aderecistas fizeram nascer um pequeno sonho que, durante 40 minutos, transportou no Natal o imaginário de duas plateias de uma comunidade escolar que (re) descobriu ali capacidades, motivação e orgulho em pertencer à Escola.
Mas a ambição era grande e o projeto não estava apenas virado para dentro. 1000 bilhetes foram “vendidos” a custo de uma ajuda em bens essenciais para instituições parceiras que enquadram crianças e jovens mães, o que permitiu o sorriso a mais algumas pessoas numa época tão especial como deve ser o Natal.
O Circo fechou mas o projeto já não era só “nosso”. Os pedidos para reposição eram constantes e outras escolas questionavam agora como poderiam também elas vir ao Circo.
Dia 4 de Abril foi a data escolhida e o Circo volta a descer à “cidade”. A cortina vai voltar a abrir e o velho diretor de circo a entrar rodeado pelo fumo. Um espetáculo que mais uma vez se vai dirigir também para fora, desta feita angariando fundos para o projeto Nariz Vermelho que leva sorrisos às crianças hospitalizadas e que comemora o seu dia, precisamente a 4 de Abril.
“É entrar, é entrar que o espetáculo vai começar.”

Sem comentários:

Enviar um comentário