sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Escola Secundária Eng. Calazans Duarte ganha Selo Intercultural


A Escola Secundária Eng. Calazans Duarte, sede do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, recebeu a distinção Selo Escola Intercultural em cerimónia decorrida na tarde de 10 de Dezembro, nas instalações do Centro Ismaili /Fundação Aga Khan, em Lisboa.  
O sentimento à saída da Marinha Grande era um misto de expetativa e confiança. Com efeito, nas escolas do Agrupamento estudam várias dezenas de alunos oriundos de mais de duas dezenas de países, e os projetos educativos e planos de atividade dão destaque a atividades que reforçam a interculturalidade. No quotidiano das escolas, as crianças e jovens de origem estrangeira (muitos dos quais já são portugueses por nascimento) estão perfeitamente integrados, facto que traduz as boas práticas que os professores levam a cabo.O Selo Escola Intercultural é uma distinção criada há dois anos pela Direção Geral de Educação em parceria com o Alto Comissariado para as Imigrações e o Diálogo Intercultural (ACIDI) que visa reconhecer e premiar as escolas pelas suas boas práticas interculturais. Como disse no discurso de encerramento da cerimónia o Secretário de Estado da Educação Básica e Secundária, “este selo reconhece e acrescenta valor às escolas que trabalham para a interculturalidade”.     
Para a escola e para o agrupamento, a distinção recebida traduz também a preocupação não só com os alunos oriundos de diversos países e respetiva integração mas também a preocupação em prestar um serviço de qualidade numa escola que se quer de todos e para todos. A constituição recente do Agrupamento permitiu alargar a área de intervenção do TEIP e, desta forma, desenvolver um conjunto de atividades de acompanhamento e apoio aos alunos que possibilitaram desde logo a manutenção do GAAF – Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, com técnicos especializados, o desenvolvimento de projetos, clubes e atividades de complemento curricular e reforçar a diversificação de estratégias e metodologias de trabalho em contexto de sala de aula passando pelas co-docências, grupos homogéneos, tutorias, centros de aprendizagem, reforço do trabalho colaborativo/articulação curricular, numa perspetiva assente na qualidade do ensino e na melhoria das aprendizagens.




Sem comentários:

Enviar um comentário