quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Como é que o Agrupamento da Apelação deu o "pontapé de saída" para elaborar o seu Projeto Educativo?

Em Dezembro de 2006, o Agrupamento de Escolas da Apelação realizou a “Reunião da Pantufa”, da qual saíram as bases para um projeto educativo inovador e capaz de combater as dificuldades que o Agrupamento enfrentava no momento.  

Á semelhança da "Reunião da Pantufa", foi realizada em Dezembro de 2013 a " Reunião da Partilha" nos mesmos moldes e com os mesmos objetivos: redefinir orientações, prioridades e áreas a desenvolver para atingir uma nova visão e assim superar os novos desafios.O resultado foi o levantamento das bases para o Projeto Educativo 2014-2017 do Agrupamento, tendo como elemento enriquecedor o envolvimento e contributo de toda a comunidade educativa.



REUNIÃO DA PARTILHA
(Reunião para lançar as bases do projeto educativo do Agrupamento de Escolas de Apelação 14-17)

"No dia 19 De Dezembro de 2013, reuniram-se 92 pessoas, representando 14 Instituições. O ponto de encontro foi na sede do Agrupamento de Escolas de Apelação. Da sede, deslocaram-se para um local secreto, para participarem na “Reunião da Partilha”.
À semelhança da “Reunião da Pantufa”, realizada em Dezembro de 2006 e que permitiu definir um projeto educativo inovador e capaz de combater as dificuldades que o Agrupamento enfrentava, este foi o momento para redefinir orientações, prioridades, áreas a desenvolver para atingir uma nova visão e assim superar os novos desafios.
Se na “Reunião da Pantufa”, o único material necessário que os participantes eram obrigados a levar eram as pantufas, na “Reunião da Partilha”, o material obrigatório era a comida que seria partilhada entre todos constituindo o almoço convívio inerente a esta reunião.
Participaram na reunião alunos, professores, assistentes operacionais e administrativos, técnicos, encarregados de educação, ex-alunos, ex-professores e ex-assistentes operacionais. Estiveram igualmente presentes representantes do Ministério de Educação, da Câmara Municipal de Loures, da Junta de Freguesia de Camarate-Unhos-Apelação. Contamos ainda com a presença dos representantes das seguintes instituições: Universidade Católica, Teatro Ibisco, Programa Escolhas, Associação Arisco, Associação Mais Cidadania, ATL Verdini, Fundação AGAKHAN, Contrato Local de Segurança, Escola Segura, IEFP e outros convidados que compareceram a título individual. Todos juntos para refletir e coordenar as ações dos próximos 4 anos letivos.
Os participantes, organizados aleatoriamente em grupos de aproximadamente de 10, distribuídos por 10 mediadores previamente designados. Os grupos eram motivados a responder a um conjunto de tarefas e perguntas previamente definidas. Através do debate e confronto de ideias o mediador ia recolhendo as principais opiniões e registando em post-its que no final do tempo determinado iam sendo colocados num placard principal. De duas em duas tarefas/perguntas, os grupos voltavam a ser redistribuídos aleatoriamente de forma a poder enriquecer o debate de ideias.
Após o término de cada tarefa/pergunta, os post-its eram recolhidos, afixados, lidos e refletidos pelo nosso convidado especial e externo ao Agrupamento, o professor João Formosinho, professor universitário, e cujo contributo foi excecional e fundamental. A reflexão era então escrita em papel cenário de forma a servir de guia para a tarefa/pergunta seguinte.
As tarefas/perguntas seguem um modelo em que o foco se vai deslocando do exterior da organização para o interior. Com base neste exercício é então possível identificar melhor os indícios que nos permitem definir a visão da entidade, as áreas a desenvolver e por fim a frase que caracterizará a instituição e o seu projeto (Ver anexo 1).
A hora de almoço foi um momento importante de convívio entre as várias pessoas que trabalham diariamente, direta ou indiretamente, para a melhoria da comunidade educativa. As relações que se criam nestes momentos de partilha acabam por ser fundamentais na criação de uma rede informal que facilita os processos de resolução de problemas futuros.
O horário foi cumprido rigorosamente. Os trabalhos acabaram à hora estipulada. No final do dia, todas as tarefas foram cumpridas e foram produzidos 836 post-its, 10 folhas A4 com os resumos e reflexões realizados pelo nosso convidado externo e um painel gigante (cópias das folhas A4) que serão a base do novo projeto do Agrupamento de Escolas de Apelação.
Cabe agora realizar uma análise de conteúdo mais aprofundada do material produzido e construir tecnicamente o Projeto Educativo.
Assim, o Agrupamento de Escolas de Apelação agradece a participação de todos os presentes nesta reunião tão importante na vida da nossa Escola. As reflexões e os contributos pessoais, serão refletidos no futuro Projeto Educativo. Agradecemos também aos muitos convidados que, querendo estar presentes, não tiveram a possibilidade de o estar.
Brevemente será apresentado o produto final, fruto da opinião dos presentes nesta reunião: o Projeto Educativo 14-17 do Agrupamento de Escolas de Apelação."
Bem-haja a todos.
Félix Bolaños

Diretor do Agrupamento de Escolas de Apelação

Sem comentários:

Enviar um comentário