segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Agrupamento de Escolas de Pedome participa no Congresso AFIRSE, na Universidade de Lisboa


"No dia 30 de janeiro, a subdiretora do Agrupamento de Escolas de Pedome e a coordenadora do 1º CEB levaram ao congresso AFIRSE (Association Francophone Internacionale de Recherche Scientifique en Education) o projeto inovador que estão a implementar nas turmas do 1º CEB, intitulado: “Melhores Práticas. Mais Sucesso Educativo”.
Na introdução da apresentação do congresso ao público é mencionado que o papel da educação nas sociedades exige a sua produção em qualidade mesmo em situações de crise económica. Há, assim, uma relação inevitável entre a educação e os contextos local, nacional e transnacional, considerando o desenvolvimento uma construção largamente local em que as comunidades são chamadas e incentivadas a prosseguirem projetos próprios, visando, essencialmente, o desenvolvimento e o sucesso educativo dos alunos.
 Neste âmbito, fez todo o sentido apresentar o nosso ‘próprio projeto’ no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na presença de muitos professores, investigadores e formadores da educação nacional e europeia que, desde logo, manifestaram curiosidade e interesse, solicitando informações adicionais.
Este projeto foi criado a partir das necessidades dos alunos e da escola de garantir a qualidade de ensino para todos, recorrendo à constituição de grupos homogéneos, à diferenciação pedagógica, à planificação semanal das metas curriculares/conteúdos e à prática reflexiva e colaborativa na escola. Ainda para a sua contextualização, importa referir a ‘boa’ utilização dos recursos humanos existentes no agrupamento, principalmente os professores do Apoio Educativo e a participação empenhada dos encarregados de educação em acompanhar o desenvolvimento deste projeto."

Sandrina Fontes


Sem comentários:

Enviar um comentário