sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Física e Brinquedos o que há em comum?


O Centro de Física da Universidade do Minho promoverá no dia 18 de Dezembro o Colóquio “ Física e Brinquedos”. Partindo-se do pressuposto que alguns brinquedos podem servir para motivar os alunos a estudar e a alcançar um maior entendimento sobre os temas de física.

Horário: 18 dezembro 2013 de 14:30 a 18:30
Local: Anfiteatro A3 - CP1
Organizado por: Centro de Física | Universidade do Minho

Descrição do evento:
Colóquio do Centro de Física | Universidade do Minho
Orador: Manuel Fiolhais Faculdade de Ciência e Tecnologia Universidade de Coimbra 
Ao contrário do que o título possa sugerir, não se irá tratar da descrição física do funcionamento de brinquedos. Essa, em geral, é difícil e chega a ser pedagogicamente pouco recomendável a utilização de exemplos com brinquedos para esclarecer ideias e conceitos de física. Contudo, há casos em que assim não é, e alguns brinquedos podem servir para motivar o estudo de temas de física que, embora básicos e do domínio generalizado, têm algumas subtilezas que irão ser abordadas na palestra. Em particular, sempre que nos sistemas mecânicos haja destruição ou criação de energia mecânica, eles ficam também sob a alçada da termodinâmica e, nem sempre a segunda lei de Newton e a primeira lei da termodinâmica são devidamente aplicadas a estas situações. Mas os brinquedos podem ajudar! Assim, entre outros exemplos, aborda-se o movimento de um boneco de corda para melhor perceber o movimento das pessoas a andar e a corrida dos atletas; estuda-se o movimento de carrinhos para se chegar à descrição mecânica e termodinâmica do automóvel. Conclui-se dizendo que, embora possa ser motivante, nem sempre a utilização de exemplos “de brincadeira” é garantidamente benéfica. Essa utilização tem de ser feita assertiva e judiciosamente.

Para mais informações contate o Departamento de Física da Universidade do Minho ou obtenha mais informações através do link:http://www.fisica.uminho.pt/uploads/Coloquio%20CFUM%2013-14_2013-12-18.pdf


Sem comentários:

Enviar um comentário