quarta-feira, 10 de julho de 2013

PROJETO IN - AGRUPAMENTO VERTICAL MANOEL de OLIVEIRA

O Projeto Educativo do Agrupamento Manoel de Oliveira – ENVOLVER - dá primazia ao desenvolvimento de uma pedagogia centrada no aluno, educando todos, sem discriminação, respeitando as diferenças, envolvendo ativamente os alunos no processo educacional.
Tendo consciência que muitas das oportunidades de desenvolvimento educacional deverão ser construídas de forma mais sistemática para os alunos com limitações e incapacidades de vária ordem. Neste sentido, o grupo de Educação Especial elaborou o Projeto IN (Inclusão Natural) envolve-os ainda mais,para que possam aumentar o seu nível de atividade e participação. Este projecto visa  incluir naturalmente os alunos com características mais especiais, acreditando que todos podemos fazer coisas úteis e bonitas.
O Projeto IN pretende criar espaços de aprendizagem, em contexto natural, para os alunos de Necessidades Educativas Especiais de carácter permanente, mais especificamente os alunos de Currículo Específico Individual. Assim,  desenvolve-se em várias vertentes: Atividades de Vida Diária (AVD), Carpintaria, Horta, Oficina de Reciclagem de Materiais. Nesse sentido, torna-se importante organizar e desenvolver currículos funcionais que constituam instrumentos construídos em função das necessidades dos alunos, tendo como objetivo principal permitir que o jovem venha a usufruir de uma vida tão autónoma quanto possível.
Tendo por base um ensino pautado pelos princípios da diferenciação, adequação e flexibilização visando um ensino de qualidade para todos os alunos, o Projeto IN procura proporcionar aos alunos a participação no maior número possível de atividades, na perspectiva de uma escola cada vez mais inclusiva, possibilitando:
- A reelaboração do curriculum de acordo com a realidade educativa, atribuindo-lhe maior flexibilidade;
- Promover a interdisciplinaridade/transdisciplinaridade entre áreas de cariz prático e as de carácter académico;
- Abordar os conteúdos da área do saber com base em situações de carácter real;
- Estimular a participação consciente, responsável, criativa e construtiva dos alunos dentro e fora da Escola;
- Formar alunos/cidadãos autónomos, possuidores de atitudes e valores que promovam novas perspectivas, quer no meio escolar quer no mundo do trabalho, na sociedade em geral;
- Propagar o intercâmbio com o meio envolvente que estimule uma relação direta e de qualidade entre a Escola e o Meio Envolvente;
- Aumentar capacidades e competências que facilitem a integração na vida ativa;
- Desenvolver a aquisição de conhecimentos basilares que permitam fazer as aprendizagens a outros níveis de conhecimento;
- Contribuir para a aquisição de hábitos e métodos de trabalho individual e coletivo;
- Fortalecer a sensibilidade estética e a criatividade;
- Reforçar atitudes e comportamentos de autoestima e autoconfiança.
- Proporcionar uma resposta inclusiva e integradora que elimine o abandono escolar e aumente substancialmente os níveis de assiduidade dos alunos com a medida CEI.
O Projeto IN envolve a utilização de espaços já existentes na escola, adaptando-os às atividades a desenvolver.
Estas atividades têm um carácter transversal através de uma dinâmica adaptativa que estabelece uma ligação entre as necessidades educativas determinadas, os diferentes espaços disponíveis (horta, estufa, oficina, carpintaria, sala de AVD) e aquilo que o meio envolvente proporciona.
A horta pedagógica e a estufa, trabalhadas pelos alunos ao longo do ano, podem ser partilhadas com outras turmas em articulação com diferentes disciplinas (Ciências, Matemática,…) e nelas cultivados produtos alimentares que são utilizados quer na confeção de alimentos (para consumo próprio nas aulas de AVD, para transacionar por refeições no Restaurante Pedagógico do Curso CEF, e até para vender a professores e funcionários).
Nas aulas de Oficina, são reaproveitados materiais de forma a permiti,r por exemplo, o envasamento decorativo das plantas produzidas e que podem, mais tarde, ser vendidas, na decoração da sala de AVD, ou ainda em atividades a desenvolver em articulação com o Plano Anual de Atividades.
Nas aulas de Carpintaria, para além da construção/recuperação de mobiliário para equipar a sala de AVD (motivando o espírito criativo e de poupança dos alunos e fazendo-lhes ver que tudo tem valor e pode ser reaproveitado, estimulando atitudes e comportamentos necessários à vida do dia-a-dia de cada um), produz-se também mobiliário e peças decorativas que contribuem para o embelezamento dos espaços da escola.
O espaço/sala destinado para as aulas de AVD (Atividades da Vida Diária), com várias valências (como por exemplo sala de jantar, cozinha, quarto, lavandaria etc.) será inteiramente mobilado e decorado, através de materiais recuperados nas aulas de Oficina e de Carpintaria.
Desta forma, o Projeto IN terá proveito de duas formas: Comunitariamente, uma vez que o trabalho dos alunos será reconhecido e compensador, permitindo-lhes reforçar uma ligação positiva com a comunidade escolar; e Financeiramente no sentido de uma auto-sustentação progressiva, uma vez que muitos dos produtos são transacionáveis, permitindo-lhes estabelecer uma ligação direta entre aquilo que produzem com o seu trabalho e os proveitos/compensações que daí podem obter.

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