terça-feira, 30 de abril de 2013

Diálogos interprofissionais para uma intervenção de qualidade nas escolas TEIP

Ontem, realizou-se na Escola Secundária/3 Garcia da Orta, no Porto, um encontro de técnicos que fazem o acompanhamento aos agrupamentos de escola TEIP, sob o tema “Diálogos interprofissionais para uma intervenção de qualidade nas escolas TEIP”.

Dinamizaram a ação Ariana Cosme da FPCEUP, José Luis Gonçalves, Presidente da ESE Paula Frassinetti , Pedro Calado, Programa Escolhas e Andreia Ferreira, representante da EPIS.
As comunicações centraram-se no papel dos técnicos como interlocutores privilegiados que estabelecem pontes de comunicação e diálogo entre a família, professores e alunos.
Ficou patente que não há soluções prontas e milagrosas, mas antes tentativas na procura de melhores respostas. Que é um equívoco pensar que com a mesma estratégia se vão obter resultados diferentes. Que é essencial interpretar os acontecimentos não exatamente o que acontece, mas alguma coisa no que acontece –  José Luís Gonçalves.
Não se pode continuar a ensinar e a avaliar os alunos como se estes fossem um só. Os técnicos devem procurar aproximar a sua função à ação de “andaimar” os percursos de aprendizagem dos alunos –  Ariana Cosme.
Pedro Calado do programa Escolhas e Andreia Ferreira da EPIS partilharam connosco algumas das dinâmicas e projetos que têm implementado nas escolas. Foi também pertinente os testemunhos de alguns técnicos que apresentaram dinâmicas e preocupações vivenciadas no terreno. 

Sem comentários:

Enviar um comentário