sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Uma "transição programada” do 4º ao 5º ano de escolaridade

 Um testemunho -  ao encontro do futuro Diretor de Turma...
O director de turma é o professor que acompanha, apoia e coordena os processos de aprendizagem, de maturação, de orientação e de comunicação entre professores, alunos e pais (MARQUES, 2002)

Jorge Gomes, no encontro das escolas Rede TEIP, em Lisboa, focou o papel de relevo que o diretor de turma desempenha na integração dos alunos e na articulação com a familia, descrevendo uma prática que leva a cabo no seu agrupamento:

"As equipas pedagógicas são constituídas no início do terceiro período do ano letivo anterior. Desta equipa destaca-se o papel do futuro Diretor de Turma que visita e acompanha semanalmente (um dia/semana) a turma do 4º ano, ou seja, a sua futura direção de turma no ano letivo seguinte.

Este docente promove uma efetiva articulação e integração, cujo resultado final consiste em promover uma mudança de escola e de ciclo de ensino mais harmoniosa.

Igualmente os alunos e as famílias visitam a escola sede, onde ficam a conhecer o pavilhão e a sala que lhes será destinada durante o 2º ciclo de escolaridade.

 Este conhecimento mútuo permite diminuir angústias de transição aos alunos e antecipadamente ao futuro diretor de turma conhecer, em contexto de aprendizagem, os seus futuros alunos."

O Diretor - Jorge Gomes
Agrupamento de Escolas Mães D’Água

Sem comentários:

Enviar um comentário