segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Testemunhos TEIP


Aqui fica o testemunho de algumas práticas dos projectos que foram referenciados no Encontro das Escolas TEIP, no Porto. Um breve registo das dinâmicas desenvolvidas em algumas escolas.


O professor Virgílio Rêgo, Coordenador TEIP do Agrupamento de Maximinos, e a professora Teresa Barbosa focalizaram as suas intervenções no trabalho entre pares, essencialmente, as equipas educativas de ano e coordenação de ano - atribuição preferencial a cada docente de serviço letivo no mesmo ano, de modo a reduzir o número de níveis e permitir uma maior focalização do trabalho docente.

A Coordenadora TEIP do Agrupamento de Pedome destacou o projeto de tutoria entre pares (alunos), supervisionado por professores e pela educadora social do Agrupamento; a manutenção da implementação de um projeto de articulação curricular vertical/ horizontal, onde os professores de 1.ºCEB e educadoras planificam e articulam, em sessões de partilha de experiências, conteúdos e atividades entre as várias disciplinas; e a cooptação do projeto concelhio de educação parental, com objetivo de aumentar o envolvimento parental na dinâmica escolar. O próprio processo de monitorização e prioridades estabelecidas vão sendo alterados, para permitir a obtenção de respostas mais focalizadas, melhorando os resultados e perceber que caminhos devem ser percorridos.

A professora Marta, coordenadora TEIP do Agrupamento de Escolas de Frazão sublinhou a questão da articulação e da avaliação formativa, considerando estas questões como centrais no Projeto Educativo. Refere que estão a desenvolver ações que permitem uma articulação desde o pré-escolar ao 3.º ciclo (Matemática, Português e Inglês) com dinâmicas de coadjuvação, peercoaching e avaliação formativa para as aprendizagens.

O Coordenador do Agrupamento de Escolas de Cristelo, professor Lourenço, frisou o processo da monitorização que permite identificar desvios, formular e implementar ciclos de melhoria assentes em relatórios mensais de execução e de acompanhamento. Nesta vertente, referiu que é fundamental operacionalizar os conselhos de turma, utilizar as ferramentas informáticas, maximizando em tempo útil estes momentos, com a redação de atas que sejam simples, concretas, objetivas e consequentes, concretizando-se num documento como um compromisso que define uma linha de ação.  









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