quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Este é um dos anos mais importantes das vossas vidas (…)



"Corre um aviso de sala em sala que passa pelas turmas de 9.º ano para uma reunião, no auditório da escola com o Sr. Diretor. Dias depois, os alunos das turmas anunciadas percorrem o caminho até ao local, onde me encontro já à sua espera. Passam por cartazes afixados nas paredes da escola com estímulos positivos e frases alusivas aos exames. Muitas delas com fotos de alunos.


Chegam ansiosos, acompanhados pelos diretores de turma e com a ignorância do que lhes vou falar. Os seus olhos fixados nos meus. À porta, cumprimentam-me. Entro no fim. O momento é quase mítico.
Há um silêncio gélido na grande sala. Começo sem hesitar: “Este é um dos anos mais importantes das vossas vidas. Agarrem-no! Este ano temos exames nacionais e é disso que vos venho falar. Cabe-vos a vós aproveitar esta oportunidade que está a chegar…Peçam ajuda aos vossos professores, venham às sessões de apoio, quando não tiverem aulas,.. estamos cá todos para vos ajudar, neste que é um dos anos mais importantes das vossas vidas, o futuro é vosso e é vossa a escolha que fizerem… amanhã nos exames nacionais. Vamos fazer história, abandonar de vez os maus resultados e orgulhar-nos da nossa escola, dos nossos alunos. Eu sei que vocês conseguem.
No fim, passados 45 minutos a ouvir falar o Sr. Diretor sobre a importância da escola e dos exames nacionais, abandonam a sala calados e introspetivos. Seguros do que querem, numa fila organizada, estendem à vez as suas mãos à minha, com os olhos dentro dos meus: Obrigado Sr. Diretor! Valeu a pena. Toquei-os."
Pedro Florêncio, Diretor do Agrupamento Vertical de Escolas Ordem de Santiago


Comentário do consultor externo, Vítor Alaiz, Professor da UCP, relativamente ao testemunho do diretor enfatizando o seu papel enquanto líder.


"Num contexto em que, muitas das famílias dos alunos, pouca importância atribuem à aprendizagem escolar, o facto de o diretor da escola se ter lembrado de falar diretamente aos alunos sobre a importância para a escola da vitória de cada um no exame, parece-nos uma estratégia que, a par de outras, pode contrariar a desmotivação de muitos e reforçar a motivação de alguns, pode ajudar a mudar atitudes perante a escola.
A investigação educacional vem chamando a atenção para o impacto da liderança de topo na melhoria das aprendizagens dos alunos. Estas conversas do Diretor com os alunos, não sendo ameaças (se chumbas, …), antes apelando em termos individuais (é o ano mais importante das vossas vidas) a uma vitória de todos (a escola tornar-se-á a melhor) são algo de relativamente inovador.
O líder transformacional aumenta o grau de compromisso dos seguidores para com a visão, a missão e os valores organizacionais comuns ao enfatizar a relação entre os esforços dos seguidores e o alcançar das metas organizacionais. … (Castanheira e Costa, 2007)
                                                                                                                                  
Vitor Alaiz, 6fev2013






Sem comentários:

Enviar um comentário