domingo, 17 de fevereiro de 2013

Dicas para pais



Dicas para pais

Porque os pais são os primeiros educadores; porque é importante aprender a exercer cada vez melhor a responsabilidade parental; porque o diálogo escola-família é algo de fundamental para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes; porque o sucesso escolar começa em casa, no modo como a família se interessa e implica no trabalho escolar; porque o conhecimento aumenta as probabilidades de sermos melhores, disponibilizamos semanalmente uma rúbrica dicas para pais que pretende de forma simples e despretensiosa disponibilizar informação pertinente para ação dos pais.

José Matias Alves
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa


As Inteligências e a Educação

Era uma vez um grupo de cegos à beira de uma estrada, que se deteve para observar um elefante.
Um deles segurou a perna do paquiderme e exclamou: — O elefante é como uma palmeira, redondo e áspero.
— Que disparate — disse o mais baixo, tocando no dorso do animal — é como um muro alto e rugoso, bastante longo.
— Ambos se enganam — retorquiu o terceiro, que apertava a tromba do mamífero — este animal é idêntico a uma serpente!
O animal seguiu o seu caminho e os cegos permaneceram à beira da estrada, discutindo.
O que o elefante, de facto, era nunca vieram a saber.

(Adaptação de uma história do folclore hindu)
Segundo Howard Gardner, todo o indivíduo normal é capaz de atuar em várias áreas intelectuais diferentes. Esta teoria constitui uma alternativa à visão monolítica da inteligência como uma capacidade geral e única, frequentemente associada às habilidades linguística e lógico-matemática. Investigações recentes apontam também a importância das emoções no desenvolvimento pessoal, contribuições que se inserem no âmbito da Inteligência Emocional.

Conte esta história hindu ao seu filho, para lhe mostrar como a realidade é muitas vezes mais ampla do que aquilo que percepcionamos. O mesmo se passa com o conceito de inteligência, que, à medida que a investigação avança, se revela cada vez mais integrador.

Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard, define inteligência como habilidade para resolver problemas ou criar produtos significativos, em diferentes ambientes culturais.

Identifica assim vários tipos de inteligência, a saber: linguística, lógico-matemática, musical, espacial, naturalista, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. Segundo o investigador, todos os seres humanos dispõem destas competências intelectuais em graus variados, que podem ser combinadas na resolução de situações concretas.

Sugestão: Procure descobrir as inteligências do seu filho e valorize o potencial de desenvolvimento que nele existe.

(a partir de José Matias Alves e Maria João Leite (2005). Sucesso na Escola)






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