domingo, 24 de fevereiro de 2013

Dicas para pais II

A FAMÍLIA TAMBÉM ENSINA



 A família também ensina. Ensina com os hábitos que adquiriu, com os valores que pratica, com a linguagem que usa, com os exemplos que dá, com as regras que instituiu institui.

A família também ensina é, pois, uma evidência, um lugar comum. Mas é importante ter consciência de que os ambientes familiares são muito importantes para a educação das crianças. Pelos laços afetivos, pela permanência, pelo poder do exemplo.

 Ter consciência de que as palavras, as regras, os hábitos, as relações familiares, os exemplos têm uma importância vital no desenvolvimento das crianças. Ensinamos, em larga medida, o que somos.

Para a escola básica (e agora para o ensino secundário) vão todas as crianças e jovens. A escola é o único lugar social por onde todas as pessoas passam e desempenha, por isso,  um papel central no desenvolvimento pessoal e na integração social.

E vão à escola não apenas para estar, mas para aprender a ser. Vão para aprender conteúdos essenciais no domínio da leitura, da escrita, do cálculo, das línguas estrangeiras, do espaço, do tempo, das tecnologias. Para aprender a conviver, a trabalhar em equipa, a respeitar os outros. Para viver e aprender a enfrentar a vida futura com maiores probabilidades de êxito pessoal, social e profissional. Sem estas aprendizagens (todas), as pessoas não terão um futuro de dignidade e de liberdade.

A escola é uma segunda casa, uma segunda família, agora numa escala muito maior.
Se a escola também ensina, então é fundamental uma cooperação com a família. Um conhecimento mútuo, um diálogo fecundo. A escola, através do diretor de turma, pode e
deve conhecer o contexto familiar da criança para que a educação escolar possa ter em conta essa especificidade. E a família, através do encarregado de educação, pode e deve informar, pode e deve conhecer a organização escolar, os seus direitos e deveres, o programa educativo que o seu filho seguirá.

Sugestão: pergunte ao diretor de turma quais as aprendizagens fundamentais que o seu filho terá de realizar em determinado ano. E peça-lhe conselho sobre a forma de cooperar para a consecução dessas aprendizagens.


José Matias Alves
Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário