terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Testemunho - a visão da consultora


Fruto dos encontros realizados entre as escolas da rede TEIP, têm surgido muitos testemunhos de boas práticas.
Assim, deixamos aqui o registo realizado por uma consultora externa da Escola Superior de Educação de Setúbal, Carla Cibele.
"1. A escola pública tem genericamente o dever de criar mais oportunidades de aprendizagem para os estudantes que delas precisam para alcançar o sucesso escolar. No caso dos Territórios Educativos de Educação prioritária, já por si uma medida de discriminação positiva, essa questão é central e absolutamente prioritária. Por circunstâncias várias nem todos os estudantes são capazes de aprender do mesmo modo e dentro do tempo estipulado, o que exige da instituição uma reorganização do modo como ensina e presta o apoio educativo necessário, implicando quase invariavelmente que se possa conceder mais tempo na escola e ajuda mais efectiva aos que dela precisam. 
2. A monitorização dos resultados é um processo constante nos agrupamentos de escolas TEIP, se isso é fundamental e criou rotinas da maior importância, também gerou uma constante pressão junto dos professores.  Acresce que os docentes nestes agrupamentos já trabalham com uma população estudantil que muito exige deles. Assim, se não é conveniente aligeirar os processos de avaliação de resultados, é importante que a gestão possa investir em processos que são por um lado de reconhecimento dos docentes pelo seu esforço e empenhamento no âmbito das várias medidas TEIP e, por outro, na criação de um clima positivo que se reforça através de dinâmicas de partilha de experiências educativas e de comunhão e festa sempre que isso se afigure adequado, nomeadamente nos tradicionais momentos de celebração colectiva." (Carla Cibele)

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