terça-feira, 15 de janeiro de 2013

2º Encontro - na Rota da Rede das Escolas TEIP


O 2ºencontro foi um espaço privilegiado de reflexão e partilha em torno da definição de estratégias e dinâmicas de trabalho colaborativo, bem como o papel da escuta no ensino-aprendizagem.

A importância da leitura, da escrita e a pertinência da literacia – ler a vida no quotidiano –, desde os primeiros passos na escola.

A utilização de códigos linguísticos simples, na comunicação, com os alunos em sala de aula e na relação com os pais/encarregados de educação, como forma de os envolver e aproximar.

Os alunos devem sentir-se implicados com tarefas desafiantes, para que sejam verdadeiros atores no processo de aprendizagem.

José Afonso Baptista, UCP, sublinhou a necessidade de os professores ultrapassarem o isolamento em que cada um vive, destacando o paradigma da colegialidade.

Isabel Cabrita, Universidade de Aveiro, salientou a valorização de uma avaliação formadora/reguladora como promotora da melhoria do ensino e a importância dos professores terem uma atitude reflexiva sobre as práticas em sala de aula e as aprendizagens dos alunos (preparação da aula, observação da aula entre pares e uma reflexão pós-aula).

Sem comentários:

Enviar um comentário