quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Alargamento do Programa TEIP



O Programa TEIP - Territórios Educativos de Intervenção Prioritária está aplicado em 137 escolas de Norte a Sul do país.

"Das 137 escolas TEIP, 49 situam-se na região de Lisboa e Vale do Tejo e 11 no Algarve. No Norte estão outras 49, o Centro conta com 11 e o Alentejo com 17. No ano lectivo de 2010/11, com 104 agrupamentos, estavam abrangidos 135 mil alunos, cerca de 10% do total de estudantes inscritos no ensino não superior público.

As escolas que entraram no terceiro programa TEIP foram convidadas pelo MEC a integrar a iniciativa. Este programa destina-se a escolas que, para além de se localizarem em meios problemáticos, contam com um elevado número de alunos em risco de exclusão social e escolar. No âmbito desta iniciativa, que abrange sobretudo o ensino básico, são-lhes atribuídos mais recursos humanos.

A última monitorização do programa, efectuada no ano lectivo de 2010/2011, dá conta que este tem contribuído para reduzir o abandono precoce, o insucesso escolar e a indisciplina, embora nesta última vertente se esteja ainda aquém das metas estabelecidas. Também no que respeita às melhorias dos resultados estas têm sido mais visíveis na avaliação interna do que nos exames nacionais."(Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário